13/06/2011

Nova nuvem do vulcão Puyehue cancela voos no Brasil Gol, TAM e Aerolineas suspenderam operações no Uruguai e na Argentina


Autoridades argentinas lançaram, na noite de ontem, alerta sobre uma nova nuvem vulcânica vinda do Chile que está afetando as operações aéreas no país. Semelhante às cinzas que prejudicaram centenas de voos na semana passada no sul do continente, a coluna de fumaça formada a partir das erupções no vulcão Puyehue gerou o cancelamento de dezenas de voos argentinos desde a noite de ontem. Fortes ventos carregam a nuvem para o norte argentino, o que pode afetar novamente o céu do Rio Grande do Sul.
As companhias TAM e Gol cancelaram seus voos previstos para a manhã de hoje para o Uruguai e Argentina. Dez partidas com origem no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre haviam sido suspensas na noite de ontem. Três chegadas de Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires e Rosário (Argentina) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, previstas para a manhã desta segunda-feira, também foram canceladas. A Gol pede que os clientes verifiquem a situação dos voos com a empresa antes de se dirigir ao aeroporto no telefone 0300-115-2121. A TAM informou que todos os seus voos para Buenos Aires na manhã de hoje foram cancelados. Boletins informativos serão divulgados ao longo do dia.
Em comunicado, a Aerolíneas Argentina explicou que, devido ao prognóstico das cinzas sobre a região metropolitana de Buenos Aires emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional e informações da Administração Nacional de Aviação Civil do país, cancelaria voos de partida e chegada nos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque até as 14h de hoje. Segundo a nota, 19 voos foram afetados, incluindo os que tinham o Brasil como origem ou destino. A LAN Argentina informou que as cinzas afetaram, desde as 20h de ontem, nove voos - um deles saindo de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário