20/06/2011

PARA ALEGAREM QUE SO VIVO DE BATER NAS EXCELÊNCIAS...CULTURA: PAMPLONA E SUA FESTA


 

 

Pamplona é um município da Espanha na província e comunidade autónoma de Navarra, de área 25,25 km² com população de 191.865 habitantes (2004) e densidade populacional de 7.598,61 hab/km².

 

A cidade é mundialmente conhecida pelas Festas de São Firmino, onde há a famosa corrida de touros e pela Universidade de Navarra. A Universidade é uma obra de apostolado corporativo do Opus Dei.



 

Festas de São Firmino

 

No dia anterior ao do início das festas de San Fermino, milhares de pessoas manifestam, de uma forma muito especial, contra as tradicionais largadas e corridas de touros. É uma largada humana cada vez mais participada e... ...despida.


 

Os festejos começam no dia 6 de julho ao meio-dia com o chupinazo (foguete) da sacada da Câmara Municipal e terminam as 24 horas de 14 de julho com a canção de despedida “Pobre de mi”.

 

A festa tem uma origem antiga, de séculos, mas a sua fama mundial é um fenômeno recente. O escritor nascido nos Estados Unidos Ernest Hemingway foi um dos que contribuíram para propagar essa fama com seu livro “Fiesta”, publicado em 1926.


Esta festa é considerada uma das maiores celebrações do mundo, assim como no Carnaval do Rio de Janeiro ou da Oktoberfest de Munique.

 

Uma das atividades mais famosas das Festas de São Firmino é o “encierro” ( Corrida de touros), que consiste numa corrida de 800 m de touros, com 650 a 700 quilos cada um, pelas ruas de Pamplona que culmina na Praça de Touros.

 

O “encierro” surgiu há cerca de 500 anos. Tratava-se somente de transportar os toiros dos currais à praça dos touros, onde se realizava a toirada. Hoje é a fiesta que se sabe.

 

Começam as 8 horas da manhã e duram, normalmente de 2 a 3 minutos nos dias 7 a 14 de julho.
Finalmente a praça onde os animais vão ser lidados por toureiros famosos.






Um comentário:

  1. adoro essa farra. toda vez que passa na telivao nao deixo de assistir.

    ResponderExcluir